Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

► A Copa do Mundo de 1958 na Suécia
* A Suécia foi escolhida para realizar a Copa do Mundo 1958 em 1950, e foi derrotada pelo Brasil na final. O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, a única disputada na Europa vencida por uma seleção não-européia, encantando o mundo com jogadores como Pelé e Garrincha.
* O artilheiro da copa foi o francês Just Fontaine, com o recorde de 13 gols. Os argentinos, que não disputavam a Copa do Mundo desde 1930, tiveram uma participação vergonhosa sendo eliminados com uma derrota de 6x1 para a Tchecoslováquia.

► Participação do Brasil na Copa do Mundo 1958
* Em 1958 finalmente o Brasil conquistou a sua primeira Copa do Mundo. Nas eliminatórias o Brasil passou apertado pelo Peru, com um empate de 1x1 em Lima e vitória de 1x0 no Maracanã. A campanha do Brasil na Copa do Mundo foi a seguinte: 3x0 Áustria, 0x0 Inglaterra e 2x0 URSS na primeira fase; 1x0 País de Gales nas quartas-de-final; 5x2 França na semi-final; 5x2 Suécia na final.

► Os campeões da Copa do Mundo 1958
* Os brasileiros encantaram o mundo com uma seleção de craques, cujas principais estrelas eram Pelé e Garrincha. Além deles, o Brasil contava com grandes jogadores como Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Zito, Didi, Vavá, Zagalo. Na véspera o jogo final chovia muito em Estocolmo, e os brasileiros temiam que o campo pesado prejudicasse o jogo mais técnico dos brasileiros. Porém, em uma demonstração de fair-play, os suecos haviam coberto totalmente o campo com lonas. O jogo começou com a Suécia abrindo o marcador logo aos 4 minutos, porém o Brasil não se abateu e empatou logo depois com Vavá aos 9 minutos. Vavá ainda desempataria aos 32 minutos. No segundo tempo os brasileiros sacramentaram a vitória com gols de Pelé (10 e 45 minutos) e Zagalo (13 minutos). O placar final foi de 5x2.

► Tabela e jogos da Copa do Mundo 1958
► Primeira fase:
► Grupo 1
► 1o Alemanha Ocidental
► 2o Irlanda do Norte
► 3o Tchecoslováquia
► 4o Argentina.

► Grupo 2
► 1o França
► 2o Iugoslávia
► 3o Paraguai
► 4o Escócia.

► Grupo 3
► 1o Suécia
► 2o País de Gales
► 3o Hungria
► 4o México.

► Grupo 4
► 1o Brasil
► 2o URSS
► 3o Inglaterra
► 4o Áustria.

► Quartas-de-final:
► Suécia 2x0 URSS
► Alemanha Ocidental 1x0 Iugoslávia
► França 4x0 Irlanda do Norte
► Brasil 1x0 País de Gales

► Semi-finais:
► Suécia 3x1 Alemanha Ocidental
► Brasil 5x2 França

► 3o Lugar
► França 6x3 Alemanha Ocidental

► Final:
► Brasil 5x2 Suécia

Curiosidades da Copa do Mundo 1958
*Como Brasil e Suécia têm uniforme amarelo, houve sorteio para ver que jogaria com a vestimenta principal na final. A seleção brasileira tinha como chefe da delegação Paulo Machado de Carvalho, que era mestre na motivação dos jogadores, o qual atendeu o telefone para saber o resultado do sorteio. Ao receber a notícia de que o Brasil havia perdido o sorteio, Paulo Machado de Carvalho não titubeou e gritou na frente dos jogadores "era isso que eu queria, jogar de azul, vamos ganhar!".
* Após a vitória do Brasil sobre a Suécia na final, o capitão Bellini recebeu a taça e as atenções de todos que queriam fotografá-la. Então, Bellini ergueu a taça do mundo sobre sua cabeça, de modo que todos a pudessem fotografar. Nascia assim o famoso gesto, que desde então vem sendo repetido pelos campeões ao logo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário